ESCOLA MUNICIPAL PROFª ROSA MARIA BEREZOSKI DEMARCHI
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPA DO ROSA 2010 – RESPEITO É O QUE INTERESSA!
LUCIANO FRANCISCO
ALAÍNE ESPÍNDULA
Equipe Pedagógica e Administrativa
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Tema
3. Delimitação
4. Justificativa
5. Problema
6. Objetivo Geral
7. Objetivo Específico
8. Fundamentação Teórica
8.1 Trabalhando a Copa do Mundo de Forma Interdisciplinar
8.2 O Programa “O Caráter Conta”
9. Metodologia de Ensino
9.1 Tipo de Pesquisa
9.2 População
9.3 Amostra
9.4 Instrumento de Pesquisa
9.5 Coleta de Dados
9.6 Aplicação das Aulas
10. Análise e Interpretação dos Resultados
10.1 Conclusão
10.2 Referências Bibliográficas
10.3 Anexos
1. Introdução
Ficha técnica
Créditos: Projeto elaborado pelos professores de Educação Física da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi.
Público-alvo: 6º ao 9º ano e Aceleração I e II do Ensino Fundamental II.
Duração: 2 meses (2º Bimestre).
Apresentação: Projeto que trabalha o tema: Copa do Mundo de Futebol e também o tema do programa: “O Caráter Conta” – Respeito, e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações.
2. Tema
Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!
3. Delimitação
Este estudo abordará as etapas do trabalho de Educação Física em coordenar e estruturar as tarefas diárias no decorrer do segundo bimestre letivo para a aplicação interdisciplinar dos conteúdos pedagógicos direcionados para o assunto: Copa do Mundo 2010 – África do Sul e para o pilar do programa “O Caráter Conta” - Respeito.
4. Justificativa
O futebol é o esporte de maior destaque em nosso país. Com ele vivemos grandes momentos, como: as conquistas dos importantes campeonatos mundiais; as vitórias dos nossos clubes do coração; a integração e a socialização nos campos de futebol; o prazer em ver os adolescentes amadurecendo com o contato físico com a bola, a preferência dos alunos por este esporte dentro das escolas, enfim, através de todas essas glórias que o futebol proporciona aos cidadãos brasileiros, podemos aproveitar para trabalhar o conhecimento das diversas áreas do ensino, dentro da escola. Por este motivo este projeto contempla a possibilidade de os alunos estudarem de forma prazerosa e interdisciplinar, através de um dos assuntos que eles mais se interessam na escola: o futebol.
5. Problema
Trabalhando o pilar Respeito, do programa “O Caráter Conta” junto ao projeto Copa do Rosa – Respeito é o que Interessa! Os alunos poderão melhorar o respeito mútuo e a maneira de se relacionar dentro da escola e posteriormente junto à sociedade?
6. Objetivo Geral
Desenvolver um planejamento de ensino interdisciplinar para a construção do conhecimento e do respeito através do assunto: Copa do Mundo 2010 – África do Sul. Eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
7. Objetivos Específicos
· Elaborar um campeonato de futsal (Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!);
· Enfeitar a escola para assistir os jogos da Copa do Mundo 2010 – África do Sul;
· Trabalhar o programa “O Caráter Conta” (Pilar Respeito) - junto do projeto: Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!
8. Fundamentação Teórica
8.1 Trabalhando a Copa de Forma Interdisciplinar
Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes, etc. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
· Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um mascote para representar o Brasil. Cada sala pode desenvolver o mascote do seu país.
· Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
· Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
· Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
· Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com os lugares que foram construídos.
Ciências Naturais
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões de atividades:
· Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado por ela, somente energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
· Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
Educação Física
Batendo um bolão
A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões de atividades:
· Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
· Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
· Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
· Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
· Discussão sobre as causas da violência nos estádios - e sugestões de como solucionar esse grave problema social.
Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
Sugestões de atividades:
· Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos daÁfrica do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
· Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
· Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
· A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
· Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
· Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional";
· Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
· Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol;
· Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos;
Língua Estrangeira
Estádio de Babel
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Sugestões de atividades:
· Troca de e-mails com estudantes de outros países;
· Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções;
· Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta;
· Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa;
· Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro;
· Traduções dos hinos dos países que participarão da copa do mundo.
Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
· Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo;
· Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos;
· Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
· Estudo e interpretação do hino nacional brasileiro.
Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
Sugestões de atividades:
· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
· Identificação de formas geométricas no campo;
· Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete;
· Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio;
· Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;
· Criar problemas.
Temas Transversais
Preconceitos e discriminação (Respeito – tolerância às diferenças)
6º ao 9º ano
· Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
· Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
· Pesquise sobre o avanço das conquista femininas desde o século XIX até os dias atuais. "O que foi conseguido e o que ainda falta conseguir?" ( E no esporte: Qual foi o seu avanço).
· Questione o papel da mulher retratada na literatura. Sugiro algumas das "heroínas" mais conhecidas: Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis)
Luísa ( O primo Basílio- Eça de Queiroz)
Emma (Madame Bovary- Gustave Flaubert)
Lúcia ( Lucíola _ José de Alencar)
Aurélia ( Senhora - José de Alencar)
Iracema ( Iracema - José de Alencar)
Ceci ( O Guarani- José de Alencar)
8.2 O Programa “O Caráter Conta”
O programa “O Caráter Conta” é uma parceria entre a ONG “Os Companheiros da América”, Virginia State University, IEPES, GERED e Secretaria Municipal de Educação de Joinville. Seu principal objetivo é a construção de uma cultura da paz nas escolas por meio de uma sistematização de valores nas atividades pedagógicas.
O Programa tem como finalidade desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter dos educandos, através de atividades educativas sistemáticas, permanentes e abrangentes que promovam o convívio mais harmônico e ético entre as pessoas.
O programa baseia-se em 6 pilares que representam os seguintes valores fundamentais representados por diferentes cores:
Zelo
Cor: vermelho (lembra coração, afeto e cuidado). Ser gentil, compassivo e demonstrar preocupação. Expressar gratidão e ajudar as pessoas em necessidade.
Respeito
Cor: amarelo (regra de ouro). Pessoas respeitosas dão aos outros as informações de que necessitam, aceitam as diferenças, não magoam os outros, respeitam os direitos dos outros.
Responsabilidade
Cor: verde (crescimento como árvore). Para viver em harmonia, devemos fazer a nossa parte, pessoas éticas e responsáveis assumem seus compromissos, agem conforme o que é certo.
Sinceridade
Cor: azul (confiança). Ser honesto, confiável. Fazer o que disse que iria fazer. Não enganar, nem fraudar ou roubar. Ter coragem para fazer o que é certo.
Justiça
Cor: laranja (lembra a divisão de partes iguais de uma laranja). Agir de acordo com as regras. Não tirar vantagem sobre os outros. Aguardar a vez e compartilhar.
Cidadania
Cor: Roxo (representa a cor do poder). Cooperar, fazer sua parte para melhorar a escola e a comunidade. Manter-se informado, votar. Participação, envolvimento e contribuição.
Pilar Respeito na Copa do Mundo 2010 – África do Sul
· Seja tolerante às diferenças (culturas dos diversos povos);
· Considere os sentimentos dos outros (Quais são os principais sentimentos dos países que disputarão a Copa do Mundo 2010 – África do Sul?);
· Não ameace, agrida ou machuque ninguém (Quais são as principais ameaças, agreções e lesões que podem ocorrer em uma Copa do Mundo de Futebol?);
· Lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos (Como lidar com a derrota no futebol? Quais são os principais motivos que provocam desacordos em uma Copa do Mundo de Futebol?)
Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito. Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, sem dúvida alguma das duas maiores chagas da Humanidade. Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante. Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito às mais comezinhas regras de convivência em coletividade, ainda que não escritas. De igual modo, se vamos a um teatro assistir a uma palestra e, além do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado com o intuito de guardá-lo para um amigo que está atrasado, evidentemente estaremos nos comportando com reprovável egoísmo, em detrimento de outras pessoas, que já chegaram àquele auditório, mas que não podem se utilizar dos assentos porque já estão "ocupados". Egoísmo e falta de respeito. São milhares os exemplos, que estão ao nosso redor, de egoísmo e de orgulho, assim como de sua filha predileta, a vaidade. E é facílimo concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que o brocardo popular diz que "respeito é bom e eu gosto". Todos gostam. Se assim, é de todo conveniente que perguntemos: o que será preciso fazer para introduzir o respeito entre nós, de modo generalizado? Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação. Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaríamos ser tratados. É claro que esse aprendizado é lento e há de ser alcançado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade férrea de acertar e com os formidáveis recursos da disciplina e da determinação para alcançar esse desiderato. Mas, que não percamos de vista, não há nenhuma razão para desânimo, uma vez que a própria Natureza não dá saltos, de maneira que tudo se consegue devagar, devagarinho, a pouco e pouco. É importante, importantíssimo, assim, que cada um faça a sua parte e faça-a bem, com o máximo de esmero, com o que estará prestando notável tributo para a harmonia e para o equilíbrio das relações humanas! E o respeito começa em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar a outrem. O respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura de Deus, que um dia atingirá a perfeição relativa e a felicidade suprema, destino final de todos os seres humanos. Todos nós aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre! (Jornal Mundo Espírita de Maio de 1999).
9. Metodologia de Ensino
9.1 Tipo de Pesquisa
Este projeto caracteriza-se por ser uma Pesquisa Descritiva e um Estudo de Campo onde as informações serão colhidas através de pesquisas bobliográficas, internet, das observações feitas durante o período de estudo para a construção de vários conhecimentos relacionados à Copa do Mundo 2010 – África do Sul e principalmente para obter a conscientização dos alunos referente ao tema do programa “O Caráter Conta” – respeito.
9.2 População
Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e aceleração) dos períodos: matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi, localizada no bairro Jardim Paraíso, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina.
9.3 Amostra
Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e aceleração) dos períodos: matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Profª Rosa Maria Berezoski Demarchi, localizada no bairro Jardim Paraíso, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina.
9.4 Instrumentos de Pesquisa
No início da execução do projeto (01/05/2010) será apresentado aos alunos um questionário com perguntas relacionadas ao entendimento da palavra respeito. Esse pré-teste servirá de pesquisa para se saber o nível de respeito que os alunos vem tendo com as diversas situações apresentadas no seu cotidiano. A Copa do Mundo 2010 – África do Sul servirá de exemplo para os professores apresentarem as diversidades entre os povos e as diversas situações de respeito a que serão submetidos os povos, os clubes, as delegações, enfim, as pessoas que se farão presentes lá.
Ao final da execução do projeto (10/07/2010) serão apresentadas as mesmas perguntas (pós-teste) elaboradas no pré-teste para se saber o quanto os alunos absorveram o conhecimento da palavra respeito e quais as atitudes que mudaram o comportamento desses alunos.
9.5 Coleta de Dados
Os dados serão obtidos através de pesquisas bibliográficas elaboradas pelos professores das diversas áreas do conhecimento, através de pesquisas na internet, na biblioteca da escola, através de artigos de jornais, matérias da rede televisiva e também nas aulas práticas e teóricas aplicadas durante o decorrer do projeto.
9.6 Aplicação das Aulas
· Todos os professores terão total autonomia para optar em trabalhar o projeto: Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!
· Os conteúdos apresentados pelos professores serão os mesmos relacionados com o seu planejamento, apenas procurando adaptá-los as realidades vivenciadas em uma Copa do Mundo de Futebol e também incluindo o tema respeito em seu dia-a-dia das aulas do segundo bimestre.
· Em primeiro plano a escola será enfeitada para receber a Copa do Mundo 2010 – África do Sul. As bandeirolas poderão servir de enfeite para uma futura festa Junina/Julina.
· Será apresentado um quadro de exposição para a contagem regressiva dos dias que faltarão para começar a Copa do Mundo 2010 – África do Sul.
· As salas representarão os 32 países que participarão da Copa do Mundo 2010 – África do Sul. Cada sala será auxiliada pelo seu professor regente para o cumprimento das tarefas da gincana e dos trabalhos produzidos pela turma.
· Cada turma montará sua equipe de futsal com 10 participantes (5 masculino e 5 feminino), formando assim apenas uma equipe que terá que alternar em campo dois jogadores masculinos e dois jogadores femininos, já trabalhando o tema do programa “O Caráter Conta” - Respeito.
· Serão feitas as bandeiras de cada país e expostas na porta da sala de aula.
· As equipes terão que participar da Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa! Devidamente uniformizados com coletes confeccionados em TNT (cada sala representará o seu país com as cores relacionadas à sua bandeira), bermuda, tênis e meias.
· Será feito no dia da copa um desfile dos países que representarão a copa do mundo com a solenidade de abertura. A Fanfarra do Rosa fará sua apresentação e também será apresentada a bandeira do Brasil para a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Gincana – A gincana terá a finalidade de auxiliar o processo de elaboração dos trabalhos produzidos durante o projeto da Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa! Será feito uma comissão de jurados para votar e decidir se a tarefa da turma foi cumprida e consequentemente optar por pontuar ou não a turma que executou a tarefa. Serão verificados os melhores em cada categoria e cada turma deverá:
· 1. Confeccionar 10 linhas de 10 metros de bandeirolas (cores da bandeira do Brasil) para enfeitar a escola. (10 pontos) – Entrega 07/05/2010.
· 2. Fazer a bandeira de seu país representante - tamanho padrão da cartolina. (15 pontos) – Entrega 14/05/2010.
· 3. A equipe que vender todas as suas cartelas para o almoço referente ao dia 15/05/2010. (60 pontos) – Entrega 14/05/2010.
· 4. Escrever um cartaz, no idioma de seu país representante, a frase: Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa! (20 pontos) – Entrega 21/05/2010.
· 5. Desenhar o mascote do seu país representante – tamanho padrão da cartolina. (25 pontos) – Entrega 28/05/2010.
· 6. Criar o seu grito de guerra. (30 pontos) – Entrega 31/05/2010.
· 7. Confeccionar seus coletes de TNT (nas cores de seu país representante) para sua equipe participar da competição. (35 pontos) – Entrega 04/06/2010.
· 8. Um aluno da sala deverá desfilar vestido de mascote. (40 pontos) – Entrega 07/06/2010.
· 9. Apresentar um prato típico de seu país representante (45 pontos) – Entrega 11/06/2010.
· 10. Na semana da Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa! A turma que vestir mais camisetas amarelas (Cor do pilar Respeito). (50 pontos) – Entrega 11/06/2010.
· 11. Os vencedores da Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa. (50 pontos). Entrega 11/06/2010.
· 12. Apresentar, no mínimo 1 minuto, de uma dança típica de seu país origem (50 pontos) – Entrega 18/06/2010.
· 13. Fazer 1 peça das 32 partes de um quebra-cabeça gigante do mapa mundi e colar sua mini bandeira no local de seu país representante. Tamanho papel cartolina com isopor de fundo pintado com papel picado. (55 pontos) – Entrega 25/06/2010.
Mais sugestões de tarefas: melhor redação sobre o tema respeito (Língua Portuguesa)...
9.7 Aplicação do Campeonato de Futsal (Copa do Rosa 2010 – Respeito é o que Interessa!)
· Serão sorteados os países que cada sala irá representar. Os regentes de sala auxiliarão os alunos na execução das tarefas da gincana, tais quais: confecção das bandeirolas, bandeiras, coletes de TNT, mascotes, etc.
· Cada equipe/turma pagará R$ 10,00 de inscrição (+ ou - R$ 0,40 por aluno da sala) para compra das medalhas.
· Os 32 países (representados por turmas) serão divididos em 8 chaves de 4 seleções. Seguindo o roteiro das chaves da Copa do Mundo 2010 – África do Sul.
· As turmas de 8º ano (A, B, C, D, E, F e G), 9º ano (A, B, C, D e E) e Aceleração (I e II) - (14 turmas para 16 países) representarão as chaves A, B, C e D da tabela da copa. Período Matutino.
· As turmas de 6º ano (A, B, C, D, E, F e G) e 7º ano (A, B, C, D, E, F e G) – (14 turmas para 16 países) representarão as chaves E, F, G e H da tabela da copa. Período Vespertino.
Copa do Rosa 2010 - Respeito é o que Interessa!
Primeira fase GRUPO A
7/6/2010 15min África do Sul x México Classificação do grupo A
7/6/2010 15min Uruguai x França PT J V E D GP GC SG
7/6/2010 15min África do Sul x Uruguai África do Sul (9º)
7/6/2010 15min França x México México (9º)
7/6/2010 15min México x Uruguai Uruguai (9º)
7/6/2010 15min França x África do Sul França (9º)
Primeira fase GRUPO B
7/6/2010 15min Argentina x Nigéria Classificação do grupo B
7/6/2010 15min Coreia do Sul x Grécia PT J V E D GP GC SG
7/6/2010 15min Grécia x Nigéria Argentina (9º)
7/6/2010 15min Argentina x Coreia do Sul Nigéria (Acel.)
7/6/2010 15min Nigéria x Coreia do Sul Coreia do Sul (Acel)
7/6/2010 15min Grécia x Argentina Grécia (Prof.)
Primeira fase GRUPO C
8/6/2010 15min Inglaterra x Estados Unidos Classificação do grupo C
8/6/2010 15min Argélia x Eslovênia PT J V E D GP GC SG
8/6/2010 15min Eslovênia x Estados Unidos Inglaterra (Prof)
8/6/2010 15min Inglaterra x Argélia Estados Unidos (8º)
8/6/2010 15min Eslovênia x Inglaterra Argélia (8º)
8/6/2010 15min Estados Unidos x Argélia Eslovênia (8º)
Primeira fase GRUPO D
8/6/2010 15min Alemanha x Austrália Classificação do grupo D
8/6/2010 15min Sérvia x Gana PT J V E D GP GC SG
8/6/2010 15min Alemanha x Sérvia Alemanha (8º)
8/6/2010 15min Gana x Austrália Austrália (8º)
8/6/2010 15min Gana x Alemanha Sérvia (8º)
8/6/2010 15min Austrália x Sérvia Gana (8º)
Primeira fase GRUPO E
7/6/2010 15min Holanda x Dinamarca Classificação do grupo E
7/6/2010 15min Japão x Camarões PT J V E D GP GC SG
7/6/2010 15min Holanda x Japão Holanda (6º)
7/6/2010 15min Camarões x Dinamarca Dinamarca (6º)
7/6/2010 15min Dinamarca x Japão Japão (6º)
7/6/2010 15min Camarões x Holanda Camarões (6º)
Primeira fase GRUPO F
7/6/2010 15min Itália x Paraguai Classificação do grupo F
7/6/2010 15min Nova Zelândia x Eslováquia PT J V E D GP GC SG
7/6/2010 15min Eslováquia x Paraguai Itália (6º)
7/6/2010 15min Itália x Nova Zelândia Paraguai (6º)
7/6/2010 15min Eslováquia x Itália Nova Zelândia (6º)
7/6/2010 15min Paraguai x Nova Zelândia Eslováquia (7º)
Primeira fase GRUPO G
8/6/2010 15min Costa do Marfim x Portugal Classificação do grupo G
8/6/2010 15min Brasil x Coreia do Norte PT J V E D GP GC SG
8/6/2010 15min Brasil x Costa do Marfim Brasil (7º)
8/6/2010 15min Portugal x Coreia do Norte Coreia do Norte (7º)
8/6/2010 15min Portugal x Brasil Costa do Marfim (7º)
8/6/2010 15min Coreia do Norte x Costa do Marfim Portugal (7º)
Primeira fase GRUPO H
8/6/2010 15min Honduras x Chile Classificação do grupo H
8/6/2010 15min Espanha x Suiça PT J V E D GP GC SG
8/6/2010 15min Chile x Suiça Espanha (Prof)
8/6/2010 15min Espanha x Honduras Suiça (Prof)
8/6/2010 15min Chile x Espanha Honduras
8/6/2010 15min Suiça x Honduras Chille
Oitavas de final (Empate 3 penaltis cada equipe) Jogo Número
9/6/2010 15min 1º do grupo A x 2º do grupo B 49
9/6/2010 15min 1º do grupo C x 2º do grupo D 50
9/6/2010 15min 1º do grupo B x 2º do grupo A 51
9/6/2010 15min 1º do grupo D x 2º do grupo C 52
9/6/2010 15min 1º do grupo E x 2º do grupo F 53
9/6/2010 15min 1º do grupo G x 2º do grupo H 54
9/6/2010 15min 1º do grupo F x 2º do grupo E 55
9/6/2010 15min 1º do grupo H x 2º do grupo G 56
Quartas de final Jogo Número
9/6/2010 20min Vencedor do 49 x Vencedor do 50 57
9/6/2010 20min Vencedor do 53 x Vencedor do 54 58
9/6/2010 20min Vencedor do 51 x Vencedor do 52 59
9/6/2010 20min Vencedor do 55 x Vencedor do 56 60
Semifinal Jogo Número
10/6/2010 20min Vencedor do 57 x Vencedor do 58 61
10/6/2010 20min Vencedor do 59 x Vencedor do 60 62
Decisão do terceiro lugar Jogo Número
10/6/2010 20min x 63
Decisão da Copa do Rosa 2010 - Respeito é o que Interessa! Jogo Número
10/6/2010 20min x 64
10. Análise e Interpretação dos Dados
O questionário de pré-teste e pós-teste servirá para se fazer uma análise no período em que o pilar respeito do programa: “O Caráter Conta” foi aplicado na escola e qual foi o efeito causado, na atitude dos alunos, referente a este tema.
Questionário Pré-Teste (01/05/2010) – responder com a máxima sinceridade.
1. Você costuma olhar nos olhos e cumprimentar as pessoas com expressões de: Bom dia! Boa tarde! Boa Noite!?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
2. É hábito beijar o pai, a mãe, seus familiares e/ou os seus responsáveis diariamente?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
3. Ao andar de ônibus, você costuma ceder o seu lugar para as pessoas mais velhas, grávidas, deficientes, etc?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
4. Quando você vai ao restaurante é costume seu colocar um objeto sobre a mesa antes de pegar a fila da refeição?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
5. Você pede desculpas para as pessoas que você, de repente, sem querer, ofendeu?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
6. Você acha que há respeito por parte dos alunos em relação aos professores da escola?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
7. Você tem tratado seus companheiros da escola com respeito, procurando ouvi-los e se importando verdadeiramente com eles, evitando agredi-los e deixando de proferir palavras de baixo calão para com os mesmos?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
8. Você procura respeitar o seu corpo diariamente: praticando esportes, cuidando da sua alimentação, evitando consumir produtos industrializados, zelando por sua higiene pessoal, cultivando pensamento em torno de uma melhor auto-estima?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
9. Você tem respeitado a limpeza de seu lar, sua escola, seu bairro e sua cidade diariamente? Quando você vê um ambiente sujo você faz algo para reverter esse cenário?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
10. No seu ponto de vista a humanidade, num contexto geral, tem tido consciência e respeito ao próximo e aos aspectos relacionados à natureza?
(a) Sim (b) Não (c) As vezes
10.1 Conclusão
Interpretação dos dados obtidos e verificação através de gráficos demonstrando os percentuais obtidos no pré-teste e pós-teste.
10.2 Referências Bibliográficas
Programa: “O Caráter Conta”. Blog, disponível em: http://ocaraterconta.blogspot.com/. Acesso em: 15 de abril de 2010.
Portal do Espírito. Respeito, disponível em: http://www.espirito.com.br/portal/artigos/mundo-espirita/respeito.html. Acesso em: 15 de abril de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário